segunda-feira, 26 de março de 2012

PROJETOS: AGOSTO-DEZEMBRO DE 2011

                                                  DIA "D" DA LEITURA

Cursista: Maria Lucia Costa


Justificativa:
 Considerando que a leitura é um objeto social, haja vista que, para que ela exista, é preciso de alguém que a escreva e de outro alguém que a leia; ela só existe enquanto obra nesse intercâmbio cultural. A leitura, quando trabalhada de forma adequada, fornece ao leitor condições de imersão no labirinto dos acontecimentos, auxiliando-o e abrindo caminho para concepções mais profundas, com um nível de significação maior, proporcionando a ele o entendimento de como, porque e para quem a obra foi escrita. Marisa Lajolo (2002: 15) afirma que "Ou o texto dá sentido ao mundo ou ele não tem sentido nenhum."

Público Alvo: Alunos e funcionários da Escola Municipal "Maria Ignez" dando oportunidade a esses individuos de obterem mais momentos de lazer, aquisição da cultura e conhecimento.

Objetivos:
- Assegurar e democratizar o acesso ao livro e à leitura, a partir da compreensão do valor da leitura como instrumento indispensável para que as pessoas possam desenvolver plenamente suas capacidades humanas, exercer seus direito, participar da sociedade, melhorar seus conhecimentos educativos, criar;
- Fortalecer o papel da biblioteca como espaço privilegiado para a formação de leitores;
- Confirmar o valor da leitura para o desenvolvimento  pessoal e social;
- Possibilitar o acesso aos livros àqueles que, por motivo de horário ou mesmo por falta de oportunidade, não conseguem fazer uso de uma biblioteca;
- Proporcionar, através da leitura, momentos de lazer, diálogos e análise sobre os problemas que fazem parte da sociedade.

Metodologia/Cronograma:
O presente projeto terá execução semanal, durante todo o ano letivo, sendo que as sessões de leitura terão duração inicialmente de 15 (quinze) minutos, podendo estender-se  até 50 (cinquenta) minutos.
Será oferecido ao alunos, professores e demais funcionários variedades textuais: textos informativos, crônicas, fábulas, entre outros.



                                                 RECITAZEL


Cursista: Onilda Aparecida Gondim

Justificativa:
É na poesia que desenvolvemos a capacidade de expressarmos sensações, sentimentos, ideias, informações e a poesia está presente em todas as culturas, povos, línguas e nos diferentes períodos históricos da humanidade. estar em contato com a poesia é vivenciar sentimentos, conhecer idéias e experimentar sensações que são próprias do ser humano.
Justifica-se ainda o presente projeto, fazer com que o aluno aprenda a dialogar com os textos, pois é na e pela palavra lida, criada e recriada a partir de leituras que o leitor pode se constituir, fruir, crescer e se perceber dono e senhor de outras palavras, de outros textos, de seu texto.

Público Alvo:
Alunos da educação infantil, anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º)

Objetivo Geral:
Propiciar a motivação pela leitura do gênero poético, socializando as criações poéticas e artísticas através de várias épocas e estilos literários.

Objetivos Específicos:
- Reconhecer e divulgar talentos;
- Resgatar a cultura literária através da poesia;
- Divulgar as poesias inéditas feitas pelos alunos
- Desenvolver habilidades interpretativas através de declamações de poesia;
- Descobrir e valorizar a desenvoltura de cada aluno através de gestos, apresentação, tom de voz, ritmo, etc...

Metodologia/Atividades:
- Apresentação do gênero poético (conteúdo, forma, ritmo, rima, et...)
- Rodas de leitura;
- Escrita de poemas;
- Entrevista com poetas da cidade de Quirinópolis;
- Leitura de poemas pelo professor e alunos;
- Ilustração e interpretação de poemas;
- Declamação de poemas em sala;
- Gravação de voz dos poemas selecionados;
- Digitação e ilustração dos poemas no laboratório de informática;
- Concurso de recitadores (Conforme regulamento próprio).


                                      CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
                                     "VENDAVAL DE EMOÇÕES"


Cursista: Rosimar Bernardes Dias

Justificativa:
O ato de contar histórias é traço da cultura humana. Essa prática realizada em diversas localidades proporciona momentos mágicos, que por sua vez, dá ensejo à momentos de encantamento e significado, permeados por muito prazer. A satisfação de ouvir essas narrativas permite fazer ponte entre o real e o imaginário, experimentando sentimentos muitas vezes não vividos e até negligenciados na vida real.
Este projeto é relevante ainda porque a contação de histórias possibilita que, apesar das distâncias e diferenças, o momento mágico da história nos permite fazer parte do mundo, podendo assim, compartilhar das mesmas experiências, através das histórias proporcionadas pelo narrador.

Objetivo Geral:
Incentivar a leitura prazerosados diversos gêneros literários - contos, mitos, crônicas, lendas - proporcionando assim o crescimento do universo cultural do aluno.

Objetivos Específicos:
- Reconhecer e compreender os diversos gêneros literários;
- Vivenciar a ato de ler como um momento de prazer;
- Estimular a habilidade da escrita;
- Proporcionar melhor desempenho nas diversas áreas do conhecimento;
- Melhorar a capacidade de falar em público.

Atividades a serem desenvolvidas:
- Conceituar quem é o contador de histórias;
- Realizar leituras de diversos gêneros literários (contos, crônicas, fábulas, causos, lendas, mitos, etc...)
- Apresentar os recursos e técnicas do contador de histórias (respiração, ritmo, olhar, gesto, voz, emoção);
- Descobrir os estilos de textos que cada um gosta de contar;
- Contação de histórias na sala de aula;
- Realizar um festival de contadores de histórias na escola.

Metodologia:
- Pesquisa dos diversos tipos de textos que possam ser contadas, assim como conhecer seus autores;
- Roda de leitura de textos;
- Preparação do contos;
- Socialização dos textos em um festival de contadores de histórias.



                                              LEITURA
                                UMA AVENTURA FASCINANTE

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